Em caso de dúvidas quanto à profissão uma boa opção é a orientação vocacional, ela é considerada mais ampla que os testes já que estes não determinam à profissão, delimitam uma área de atuação mais favorável ao indivíduo, dentro da qual ele pode selecionar uma profissão.

A orientação pode usar com ferramenta o teste, mas é a entrevista o principal foco, já que considera como fator importante a análise dos fatores trazidos pelo orientando, tais como história de vida, características de personalidade, atividades de lazer, desempenho escolar, perspectivas de futuro, mercado de trabalho, dentre outros fatores que complementarão e fortalecerão o resultado do teste.

Mas a orientação vocacional não é a única opção para auxiliar na escolha da profissão, você pode buscar alternativas paralelas para direcionar a sua escolha. Para ajudar na decisão é fundamental conhecer as profissões, ler, tentar se informar com estudantes, conhecer os cursos oferecidos pelas faculdades pode ajudar a entender melhor a carreira e evita ilusões e expectativas criadas.

Converse com profissionais da área. Procure saber os lugares em que você pode trabalhar, quais são as atividades, como eles vêem o mercado de trabalho daqui a uns seis, sete anos.

Só conhecendo é que você poderá saber se lhe interessa ou não, se você gosta ou não. E mais: se você permitir conhecer antes de escolher, além de saber por que escolher uma delas, você vai saber também porque não escolher as outras. Isto vai lhe trazer maior segurança e tranqüilidade.

Você precisa buscar alternativas para descobrir o que lhe dá prazer, quais são as suas habilidades, quais são os seus projetos de vida, como se vê profissionalmente no futuro, em fim, é através do auto-conhecimento que você estará apto a decidir sobre a sua profissão.

 

 

Share