Liderança é a habilidade que uma pessoa tem de influenciar pessoas em prol de um objetivo ou de um resultado. O que torna a pessoa um líder não é a posição formal que ela ocupa em uma organização, e sim o quanto as pessoas de uma organização a reconhecem enquanto tal.

Pessoas que são consideradas líderes naturais, são geralmente aquelas que através das suas atitudes e comportamentos, deram provas de serem uma referência e de conseguirem influenciar pessoas e atingir resultados através da identificação das melhores competências de cada um.

Um líder é aquele que faz valer a autoridade pela sua competência, habilidade, relação de confiança e por ser considerado uma referência e alguém que de fato consegue motivar e inspirar as pessoas. Ele respeita as habilidades e limitações da sua equipe, ajudando-os no desenvolvimento das habilidades. Ele considera importante a participação das pessoas no processo e se preocupa em formar novos líderes e atingir resultados através da gestão da competência da sua equipe.

Existem várias competências que podem ser atribuídas a um líder. O importante é ter claro quais são aquelas essenciais à gestão da organização que a pessoa representa e, então, priorizar as habilidades específicas para aquele negócio e aquela cultura.

De uma forma geral, o líder deve ter foco em resultados e ser um agente de mudanças, possuindo atitudes e competências necessárias para facilitar o desenvolvimento das organizações e das pessoas que lidera.

O líder tem a responsabilidade de produzir resultados duradouros para o negócio, sem entretanto, sacrificar a sua equipe, ou seja, aliando a necessidade da organização às particulares de cada sujeito. Para que uma pessoa seja realmente produtiva, há de se ter um propósito, um sentido, uma força que a estimule a produzir com entusiasmo e cabe ao líder a função de identificar as expectativas de ambas as partes (empresa x funcionário) e criar uma alternativa para conciliá-las e gerar resultados satisfatórios para ambas.

Share