Toda empresa familiar é uma combinação de três sistemas que se sobrepõem e interagem entre si: os sistemas da Família, da Propriedade e da Gestão. Entender a composição de cada um desses sistemas, os interesses de cada um dos seus integrantes e como eles se relacionam é fundamental para compreender o próprio negócio familiar e as suas fontes de conflito.

No entanto, o modelo dos 3 Círculos, que descreve os sistemas da empresa familiar, é uma figura estática e, assim sendo, não contempla uma variável importantíssima: o tempo. Para que se tenha uma compreensão mais clara do negócio, é necessário considerar cada sistema em seu estágio de desenvolvimento.

Para tanto, criou-se o Modelo Tridimensional, pelo qual cada sistema é representado por um eixo onde se pode observar o momento temporal desse sistema. No eixo “Propriedade”, a empresa familiar, em sua fase inicial, tem o controle consolidado em uma pessoa ou casal. Nessa etapa, o grande desafio é a capitalização da empresa.

O próximo estágio, com a chegada da segunda geração, é o da sociedade de irmãos. Aqui o desafio é a harmonização do controle entre os irmãos, que se tornaram sócios por herança. Na terceira fase, a do consórcio de primos, o grande desafio é administrar a complexidade da família e do grupo de acionistas.

Na eixo “Família”, o primeiro estágio é o da jovem família empresária, cujo maior desafio é o de criar um empreendimento viável. A fase seguinte marca a entrada dos filhos no negócio e o maior desafio é administrar a chegada de uma nova geração. Na próxima fase, do trabalho em conjunto, há que se promover a comunicação, a cooperação e a administração dos conflitos entre as gerações no negócio familiar. Por fim, a fase da passagem do bastão, em que se enfrentam a necessidade do desligamento de uma geração e a transição da liderança para outra.

O eixo “Empresa” traz o estágio inicial da empresa, em que se busca a sobrevivência do negócio. Em seguida, a fase da expansão, quando normalmente se verifica o processo de profissionalização da empresa. E, por fim, a etapa da maturidade, em que a base de clientes é estável ou em declínio. Nessa etapa, devem ser privilegiadas a estabilidade e a perenidade do negócio.

Compreender o estágio de desenvolvimento de cada eixo é crucial para definir as melhores práticas de gestão e de governança aplicáveis à empresa familiar.

Adriano Salvi
Conselheiro de administração certificado pelo IBGC, professor convidado da Fundação Dom Cabral e sócio da Vix Partners Governança Corporativa

Danielle Quintanilha Merhi
Psicanalista, especialista em empresas familiares, professora convidada da Fundação Dom Cabral e sócia da Vix Partners Governança Corporativa

 

NOTAS

Desafios dos negócios de pequeno porte

Segundo os dados da RAIS/2015, 92% das empresas brasileiras têm entre 0 e 10 empregados. Pesquisa realizada pelo Sebrae com 6.617 micro e pequenos empreendedores mostra que 23,5% dos donos de MPEs têm sócios familiares e 22,6% têm empregados familiares. Esses dados indicam que a maior parte dos negócios de pequeno porte ainda estão na fase do proprietário controlador e que a maioria das famílias empresárias está no seu estágio inicial. Portanto, ainda enfrentarão os desafios da sucessão patrimonial e de gestão.

 

Empresas sem plano de sucessão

A 8ª Pesquisa sobre Empresas Familiares da PwC mostrou que 54% das empresas familiares brasileiras não tem um plano de sucessão em vigor, contra 43% da média global. Como reflexo, a pesquisa mostrou que, em geral, apenas 12% das empresas vão além da terceira geração e apenas 3% passam da quarta geração. A pesquisa entrevistou 2.802 líderes de empresas familiares de 50 países.

 

Equilíbrio entre família e empresa

Grande parte dos dilemas de uma empresa familiar só são percebidos com o passar dos anos. Compreender o momento em que se encontra a empresa e a família é fundamental para a definição das melhores práticas de gestão e de governança. O sucesso da empresa familiar passa pelo correto tratamento de cada uma das suas dimensões (família-propriedade-gestão). O segredo da longevidade do negócio está em manter um equilíbrio entre família coesa e saudável, propriedade responsável e gestão profissional.

Share