Caso o jovem entre em uma faculdade e se decepcione com o curso, ele deve, em primeiro lugar analisar criticamente o motivo da sua decepção, pois é natural que na grade curricular existam algumas disciplinas que não agradam e isto não significa que o curso não seja bom o que a profissão inicialmente escolhida, não seja a mais adequada.

Se mesmo tendo feito esta análise, a pessoa perceba que o curso escolhido não corresponde à carreira que pretende exercer, o melhor a fazer é mudar, sem medo. Não ache que sua escolha tem que ser definitiva e que você terá que exercê-la para o resto da vida. Mudanças no mercado, novos caminhos e descobertas são prováveis e devem ser avaliadas. É melhor mudar do que insistir e se formar em algo que não lhe entusiasma. A identificação com a carreira é algo fundamental para que você possa iniciar a sua vida profissional com bastante empenho.

Para se destacar no mercado de trabalho, há de se ter entusiasmo pela escolha realizada, para que a sua capacitação seja contínua e também o seu esforço para realizar muito bem as suas atribuições profissionais. Em um mercado concorrido, aquele que se destaca é aquele que tem “brilho no olho”, por isso pense bem, reflita e se for o caso, mude o rumo da sua carreira, nunca é tarde para isso!

Share