Quando o ambiente organizacional é mais flexível e informal, não é necessário um grande esforço para identificar pessoas com características de liderança. Geralmente, eles logo se destacam, sejam pela sua proatividade, seja pela sua capacidade de interagir e influenciar as pessoas que estão ao seu redor. Estas pessoas costumam aproveitar as oportunidades para sugerir, implementar novas ideias, são inquietas quanto a novas formas de ser mais produtivo e obter mais resultados, e também costumam envolver pessoas nas suas propostas de melhorias, e assim, não costumam passar despercebidas.

A liderança pode acontecer de forma situacional, ou seja, algumas pessoas são líderes e se destacam em algumas ações específicas e em outras nem tanto. É o caso, por exemplo, de pessoas que são grandes líderes em ações comunitárias ou sociais e nas organizações este perfil não é tão aparente, ou seja, existe o potencial, mas por algum motivo ele não está estimulado. Isso pode ser por falta de interesse e identificação da pessoa pela organização ou pela atividade em questão. Ou também por parte da organização, que por não identificar tal potencial não oferece oportunidade para que este profissional demonstre esta competência.

A liderança portanto, pode ser estimulada e desenvolvida, desde que haja um ambiente adequado para isso. É claro entretanto, que há alguns líderes que se destacam naturalmente em situações em ambientes diversos, esses podemos falar, que tem características pessoais que se destacam mais e que possivelmente fazem parte da sua personalidade.

Pense por exemplo naquela criança que já se destaca desde cedo, conseguindo atrair os coleguinhas para brincar com aquilo que deseja, conseguindo argumentar e “seduzir” os adultos para atender suas demandas… Esse certamente já demonstra traços da liderança, e no futuro, poderá desenvolvê-la ainda mais caso assim deseje. Não há entretanto, garantias de liderança em todos os momentos, em qualquer condição e em qualquer tempo, há sim, algumas pessoas que tem a traços da liderança que aparecem mais naturalmente e que portanto, se estimuladas e desenvolvidas, poderão se destacar ainda mais.

Share